Pular para o conteúdo principal

Movimento Maio Amarelo


Movimento Maio Amarelo
Detrans apoiam Movimento Maio Amarelo

Neste mês, órgãos e entidades públicas, empresas e organizações não governamentais se unem para a campanha mundial “Maio Amarelo”. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção de motoristas e pedestres sobre segurança e educação para o trânsito. Os Departamentos Estaduais de Trânsito de todo o Brasil já se mobilizaram e a Associação Nacional dos Detrans (AND) também é parceira nas atividades.
“O movimento ocorre simultaneamente em todo o mundo durante o mês de maio, dedicado a prevenção de acidentes de trânsito e redução de vítimas. Durante o período, diversas ações são realizadas pelos órgãos de trânsito e instituições públicas e privadas. É um momento importante, de união ”, conta o presidente da AND, Marcos Traad.
Para chamar a atenção da sociedade, o Movimento disponibiliza três filmes publicitários para veiculação e assinatura dos Detrans. Os vídeos foram produzidos com o apoio da agência F&Q Brasil e falam do perigo das distrações, como usar o celular e se maquiar enquanto dirige ou caminha.

“Nós integramos todas as campanhas de segurança no trânsito de uma só forma e o maio amarelo não termina no fim do mês, pois essas ações são contínuas junto aos órgãos”, garante Mauro Gil Meger, vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Segundo Mefer, a intenção é que os vídeos sejam disseminados em todas as regiões do país. Mesmo sem pesquisas locais sobre a associação do uso do celular nos acidentes de trânsito, esta é uma das maiores preocupações das entidades que atuam com segurança viária em todo mundo. Pesquisas internacionais apontam que nos Estados 25% dos acidentes estão associados ao uso de telefones móveis; em países como a Alemanha, esse percentual pode chegar a 50% e na Espanha, mais da metade dos acidentes registrados, podem ter o celular como causa”, explica.
Atualmente, a disseminação dos aplicativos de “texting” (troca de mensagens ou SMS) ampliou ainda mais os riscos de acidentes. Estudos americanos concluíram que o hábito de checar mensagens de texto amplia em 400% as chances de acidentes nas vias.
“No mínimo, o motorista perde cinco segundos de atenção ao desviar seu olhar para ler uma mensagem. Se ele estiver a 80 km/h terá percorrido um campo de futebol, sem ver o que está acontecendo do lado de fora do carro”, explica o diretor-presidente do ONSV, José Aurelio Ramalho.
Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MINISTRO DO TRABALHO SINALIZA PELO ADIAMENTO DA VIGÊNCIA DA NR-1 SOBRE OS RISCOS PSICOSSOCIAIS

Fonte: Maria Cardoso - Jornalista da Revista Proteção   Uma reunião na tarde desta segunda-feira (14) convocada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho com representantes das centrais sindicais, confederações empresariais e federações das indústrias, tratou sobre a prorrogação da vigência da NR-1, especialmente do capítulo 1.5 que trata do gerenciamento dos riscos psicossociais relacionados ao trabalho. O ministro Marinho afirmou durante a reunião que o prazo para entrada em vigor da norma, previsto para o próximo dia 26 de maio, será prorrogado por um ano. O Governo também aprovou e publicou um  guia  para a gestão destes riscos, e informou que deve lançar em 90 dias um manual mais detalhado sobre o tema, além de criar um GTT (Grupo de Trabalho Tripartite) para fazer o acompanhamento da implementação. Fontes ligadas ao Governo afirmam que a Portaria de prorrogação já está sendo redigida com possibilidade de publicação na próxima semana. FORTE MOVIMENTO Desde ag...

O que muda para as empresas com a nova revisão da NR 1 e a inclusão do risco psicossocial no PGR.

  Recentemente, a Norma Regulamentadora 1 (NR 1) passou por uma revisão significativa, trazendo novas diretrizes que impactam diretamente a gestão de saúde e segurança no trabalho. Uma das principais novidades é a inclusão dos riscos psicossociais no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Neste artigo, vamos explorar o que essas mudanças significam para as empresas e como elas podem se adaptar. ## Entendendo a NR 1 e o PGR A NR 1 estabelece diretrizes gerais sobre segurança e saúde no trabalho, aplicáveis a todas as empresas. O PGR é uma ferramenta que visa identificar, avaliar e controlar os riscos presentes no ambiente laboral. Com a nova revisão, as empresas agora têm a responsabilidade de incluir os riscos psicossociais nessa avaliação. ## O que são riscos psicossociais? Os riscos psicossociais referem-se a fatores relacionados ao ambiente de trabalho que podem afetar a saúde mental e emocional dos colaboradores. Isso inclui estresse, assédio moral, carga de trabalho excess...

MULTAS PESADAS PARA AS EMPRESAS QUE NÃO ATENDEREM AO ESOCIAL.

  Quem não se apressar para regularizar o eSocial poderá sofrer multas pesadas, pois, a partir de janeiro de 2023, o Governo Federal aplicará multas que podem variar de R$ 400,00 a R$ 181.284,63 para as empresas que não enviarem os dados de Saúde e Segurança do Trabalhador - SST.   Lembrando que a obrigatoriedade de envio dos eventos de SST para as empresas do Grupo 1 existe desde 13/10/2021 e para empresas dos Grupos 2 e 3, desde 10/01/2022, porém, as multas e penalidades foram adiadas para janeiro de 2023.   As multas são aplicadas de acordo com as exigências que precisam ser cumpridas, por exemplo, no caso de não informar a realização dos exames ocupacionais (juntamente com os complementares necessários) realizados pelo trabalhador, o valor a ser pago vai de R$ 402,53 a R$ 805,06, por empregado, e pode dobrar de valor em caso de reincidência.   Já no caso da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT, se a empresa não notificar dentro dos prazos os acid...