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O que significa CA segurança do trabalho?


 CA é a sigla para Certificado de Aprovação, um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Ele atesta que um Equipamento de Proteção Individual (EPI) está em conformidade com as normas de segurança e saúde no trabalho.  

O CA é necessário para que um EPI possa ser comercializado ou utilizado. Ele também estabelece o prazo de validade para a comercialização do EPI.  

Para que serve o CA?

  • Confirma que o EPI está seguro para uso 
  • Atesta que o EPI funciona e fornece a segurança necessária para o colaborador  
  • Identifica os EPIs que estão em conformidade com as exigências da NR 6  
  • Validação do CA  
  • A validação do CA é feita por meio de testes realizados pelo Ministério do Trabalho
  • A responsabilidade por estes testes é do fabricante de cada EPI
  • O empresário deve ficar atento à data de validade de cada EPI
A validade do CA é diferente da validade de cada EPI. As datas de validade de ambos podem ser consultadas no site do Ministério do Trabalho. 
Segue abaixo link para consultar a validade do CA:
https://caepi.mte.gov.br/internet/ConsultaCAInternet.aspx


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